Desenvolvimentos Actuais

Em 2018, um acordo técnico-financeiro de co-gestão foi assinado entre a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e a Peace Parks Foundation por um período de três anos, com foco na protecção da paisagem e na garantia da prestação dos serviços essenciais de gestão do parque. Nos últimos anos, o Parque também se beneficiou de apoio financeiro para custos operacionais através do programa Biofund.

The Peace Park Foundation’s support is being extended for a further five years focusing on rebuilding the foundation through ensuring the essential park management services are rendered as well as community development. The community programme will focus on provision of essential water needs for neighbouring communities and establishing community governance and natural resources management structures. A Herding for Health program will also be implemented to improve rangeland management and co-habitation of domestic and wildlife around Banhine.

Com a protecção da paisagem, por meio das medidas historicamente melhoradas de gestão e proteção do parque, e o atendimento das principais necessidades de desenvolvimento comunitário, espera-se que o parque entre numa fase de reintrodução de espécies, na qual espécies históricas importantes serão reintroduzidas no parque de acordo com o plano de gestão e os objectivos associados do parque. Paralelamente, serão realizados trabalhos dentro da Área de Conservação Transfronteiriça, com a visão de criar áreas de conservação comunitárias e corredores de conservação que conectem os diversos Parques Nacionais dentro da Área de Conservação Transfronteiriça.

O Parque Nacional de Banhine está actualmente em uma fase de desenvolvimento e reabilitação e é melhor visitado com um veículo 4x4 e um espírito aventureiro.