A assembleia geral das comunidades de Tchove e Tchai-Tchai elegeu os seus 10 membros para fazerem parte dos Comités de gestão de recursos naturais, entre os quais foram eleitos 3 mulheres em cada comité para cargos de liderança.
O estabelecimento do Os comités de Gestão de Recursos Naturais foram facilitados por Equipa de envolvimento comunitária do Parque Nacional de Banhine com o objetivo de fortalecer a governação da comunidade e promover a gestão e a utilização sustentável de recursos naturais em todas as 18 comunidades que residem na zona tampão do parque.
Esta iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Comunitário implementado no parque pela National Administration for Conservation Areas and Peace Parks Foundation para permitir um maior envolvimento e responsabilidade da comunidade na conservação e preservação dos valiosos recursos naturais na região.
Uma das ações prioritárias do Programa de Desenvolvimento Comunitário é desenvolver estratégias de governação adaptadas às necessidades locais e introduzir modelos comunitários de gestão de recursos naturais comunitários e apropriados ao contexto.
A governação e a gestão dos recursos naturais focados na comunidade envolvem uma variedade de instituições e práticas, como comités de gestão de recursos naturais, fortalecimento de propriedades ou direitos de utilização da terra e técnicas de conservação da água.